[Resenha] Adultério - Paulo Coelho

Sinopse:  Adultério - Minha tristeza se tornou rotina, ninguém percebe mais. Não consigo mais dormir direito. Sinto-me egoísta. Continuo tentando impressionar as pessoas como se ainda fosse criança. Choro sozinha e sem motivo no banho. Só fiz amor com vontade mesmo uma vez em muitos meses – e você sabe bem de que dia estou falando. Já considerei que tudo isso seja um rito de passagem, consequência de eu ter passado dos 30 anos, mas essa explicação não basta. Sinto que estou desperdiçando minha vida, que um dia vou olhar para trás e me arrepender de tudo o que fiz. Menos de ter me casado com você e tido nossos lindos filhos.
– Mas isso não é o mais importante? Para muitas pessoas, sim. Mas para mim não é o suficiente.


Resenha: Eu estava passando por uma feira de livros e vi aquela capa de livro que me chamou a atenção,quando li escrito Adultério, eu nem sabia que era o novo trabalho do autor Paulo Coelho a quem eu admiro muito, depois que li "Veronika Decide Morrer". Então comprei o livro e comecei a ler, e logo de início conhecemos a Linda, uma mulher de 31 anos, casada que tem uma boa carreira profissional e uma vida que de começo parece perfeita, com dois ótimos filhos praticamente vivendo uma vida que eu consideraria invejável. Só que depois fica a questão "Será que isso é felicidade?"E questionando isso é que Linda acaba se envolvendo com um homem também casado que passa pela mesma síndrome de infelicidade que ela.

O único ponto que não me deixa gostar de "Adultério" e a questão da traição que Linda comete, a forma meio que infantil tratada sobre isto, me arrastou pelas páginas vendo a Linda com uma adolescente de 16 anos que trai seu primeiro namorado, não com uma mulher adulta e refinada que é passada no livro. Seus pensamentos me passa uma personalidade que me desagradou e seu moralismo sobre toda essa situação chega ao exagero, por que e com se fosse sua explicativa para a sua traição, tirando isso ela não tem grandes defeitos, apenas a sua tristeza eminente que chega a um certo problema para mim e sua narrativa se torna cansativa. Porque ela acha que a solução para esta tristeza e se apaixonar.. O problema e que o cara e casado também. E isso o que me deu uma certa raiva dela, por ela sentir que precisa disso, ter que passar por esse adultério e as situações humilhantes e as crises tudo por seu questionamento sobre sua infelicidade. Quando na verdade Linda poderia ter procurado a felicidade de outra forma.

Adultério tem uma narrativa muito repetitiva, todos os questionamentos da Linda e seus pensamentos sobre o amante e o marido e sua infelicidade que não e depressão por que ela não aceita isso, tudo sempre girando em torno disso, e a história começa se repetir demais. Tudo poderia ter sido diferente ao invés de linda infeliz, com o amante, pensando novamente na infelicidade, depois no marido, depois tenta mudar e ser feliz, e volta a Linda resignada e então fim do livro. Paulo Coelho já me surpreendeu mas em suas escritas, e neste foi com se faltasse alguma coisa que me fez odiar a Linda. Enfim quem já leu e deve uma opinião contrária deixe ai nos comentários.




Nenhum comentário:

Postar um comentário