[Resenha] Um Dia - David Nicholls

Um Dia - David Nicholls, Resenha, Uma Garota Chamada Sam
Emma e Dexter se “conheceram” no dia da formatura da universidade. Em um encontro incomum, ambos acabam falando sobre o futuro. A partir daquele momento, por mais que eles não tenham continuado uma relação romântica, ambos continuam amigos. Os melhores amigos um do outro. Durante vinte anos muita coisa pode acontecer na vida de uma pessoa. Viagens, amores, decepções, tristeza… Muita coisa pode mudar. E muitos acontecimentos ocorrem neste período de tempo passado no livro, Emma foi uma das poucas protagonistas de uma história que gostei, a sua independência, sua confiança que vai crescendo com o passar dos anos no livro e foi tão fascinante poder ler tudo isso.

Eu havia visto o filme antes de ler o livro o que no meu caso foi algo inesperado, pois nunca assisto a um filme primeiro do que leio o livro, por que fico fazendo comparações entre ambos, mas em Um dia tanto o filme foi fiel ao livro em todos os momentos, o que me fez amar ainda mais a história de Dex e Emma. Mas houve momentos em que comecei a odiar algumas partes do livro, Emma é bem chatinha, e o sentir piedade de si mesma fazia dela uma mulher que pouco se via, ou se valorizava, e Dexter é tudo que eu desprezo em um homem – um vivo para a tendência à autodestruição – e para os vícios e mulherengo, sem contar que a primeira fase dos dois de fracassos nos empregos, indecisões e medos sobre o futuro super me deprimiu, mas depois o livro me captou e me prendeu.

A escrita de David Nicholls é bem confortável o que ajuda bastante na continuidade da leitura, ele reserva certa surpresa para o final que deixou muita gente brava com ele, e sentindo como se ele pudesse ter feito algo diferente, ter mudado aquela história dando ao leitor algo melhor do que aquele final.

O livro é lindo, não chorei lendo ele, mas foi emocionante, esta com certeza e uma leitura obrigatória e super-recomendada. 

E quem ainda não viu o filme Emma e interpretada por Anne Hathaway, que faz uma Emma perfeita não consigo imaginar outra atriz fazendo esse papel, depois que li o livro vi que a escolha foi maravilhosa, mesmo muitos dos críticos terem criticado o sotaque britânico de Anne, isto se perde diante de sua linda interpretação neste papel,  Jim Sturgess também esta encantador no papel de Dexter, ele soube entrar no personagem e tornar o Dex do livro em um homem super charmoso no cinema, eu já conhecia o trabalho dele do filme “Across the Universe”, e deste de então o acho um excelente ator.




“Foi um dia memorável, pois operou grandes mudanças em mim. Mas isso se dá com qualquer vida. Imagine um dia especial na sua vida e pense como teria sido seu percurso sem ele. Faça uma pausa, você que está lendo, e pense na grande corrente de ferro, de ouro, de espinhos ou flores que jamais o teria prendido não fosse o encadeamento do primeiro elo em um dia memorável.” 

 Charles Dickens, Grandes esperanças.


Nenhum comentário:

Postar um comentário