[Resenha] Amor Impossível, Possível Amor - Pedro Bandeira & Carlos Queiroz Telles.

Sinopse: Fernanda tinha certeza que morreria de dor depois que seu namorado secreto se mudou para o interior. Restaram pequenas lembranças e dispersas impressões. Ao tentar decifrar um enigma matemático – “Tenho o dobro da idade que tu tinhas quando eu tinha a idade que tu tens. Quando tu tiveres a minha idade, ambos teremos noventa anos. Que idade eu tinha quando tu nasceste?” -, Fernanda estava, sem saber, mudando o rumo de sua vida. O que são as diferenças numéricas diante da intensidade dos sentimentos?


Resenha: A história e narrada pelo ponto de vista da Fernanda, uma jovem de 14 anos, que no início do livro vê sua paixonite ir embora da casa da frente, ela por anos alimentava uma certa paixão pelo irmão da sua melhor amiga, mas nunca teve a coragem de dizer nada, e infelizmente a família de Daniel se muda da casa da frente para outro lugar, deixando Fernanda completamente triste. Até que ela começa a ir mal na escola, e a alternativa é ter aulas de reforço, embora seus pais não estejam numa melhor condição financeira, eles decidem pagar para ela ter aulas extras. E é exatamente por causa disso, que a sua vida muda completamente.

Seu novo vizinho Bruno, um professor de 28 anos, começa a dar aulas para Fernanda e ela começa a descobrir novos caminhos na vida, pois acaba se apaixonando por ele.  Alguns podem olhar de início e achar se tratar de uma história melosa e previsível, mas este livro consegue realmente te surpreender, os personagens são bem construídos, e confesso me apaixonei também pelo Bruno, ele é um personagem muito carinhoso e cuidadoso com ela, e em alguns momentos, se torna frágil perto da Fernanda. 

O livro termina e você fica com aquele gostinho de continuação, e espera que eles deem continuidade a história deles dois, mas ainda sim acho que tudo foi perfeito, que me contenho com essa maravilha da escrita brasileira, embora confesso que nunca tinha lido um livro do Pedro Bandeira, mesmo ele sendo um dos grandes autores Brasileiros de literatura infanto-juvenil.

Alguns ao final podem não gostar muito da Fernanda, mas confesso que gostei dela um pouco, mesmo sabendo que ela se ilude demais as vezes, mas acredito que quando gostamos a ilusão de algo acontecer faz parte. Ainda sim este livro maravilhoso tem uma história incrível, tem uma moral ao final dele, mas é um leitura rápida e tão bem escrita por esses dois grandes escritores brasileiros, que não tem como não recomendar, por que ler um livro do Pedro Bandeira é uma coisa que todos deveriam fazer. Ao invés de dar tanta credibilidade a livros estrangeiros temos grandes obras literárias em nosso país. 

Acredito que muitas adolescentes vão gostar desta leitura, eu li quando estava com 16 anos, e me identifiquei muito com a personalidade da Fernanda e seus dilemas sobre gostar de quem pode ser impossível de gostar, ainda que para o amor nada é impossível.




2 comentários:

  1. Eu amei o livro super encantador e eu amava as partes que tinha os dois juntos,bruno é realmente encantador e a fernanda eu gostei bastante dela. eu queria muito uma continuaçao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é realmente incrivel a escrita dele, os personagens tudo e incrível nesse livro, eu também amaria uma continuação !!!
      Beijos

      Excluir