#BEDA 20 - Como a Ansiedade afeta sua saúde

Sendo uma das doenças que estão entre as mais “famosas” da atualidade, a ansiedade com certeza é um dos assuntos mais falados.


Normalmente lemos alguns sintomas e tentamos apenas identificar a doença, mas será que você sabe como a ansiedade afeta sua saúde? Continue lendo para descobrir!

·         A ansiedade afeta sua saúde mental

Evidentemente a ansiedade afeta sua saúde mental. Sendo um transtorno psicológico a ansiedade normalmente pode também vir acompanhada de várias outras doenças de origem psicológicas quando o seu quadro vira um agravante.

Veja abaixo algumas das doenças que podem acontecer em quadros graves de ansiedade :

· Você pode desenvolver Transtorno Obsessivo Compulsivo
· Você pode desenvolver a síndrome do pânico
· Você pode vir a ter fobia social
· Você pode vir a ter depressão
· Pode afetar significativamente sua produtividade

Como vocês viram, com certeza a ansiedade é uma doença que deve ser tratada o mais rápido possível e com a supervisão de um psicólogo e/ou um médico psiquiatra.

É importante ressaltar aqui meninas, que a ansiedade em níveis moderados ( até mesmo em alguns níveis um pouco mais elevados, em alguns casos ) fazem parte de uma resposta normal do nosso corpo diante de certas situações. Além disso, a ansiedade tem como principal função ajudar a gente a lidar com situações de perigo.

·         A ansiedade afeta o seu corpo

Agora é um ponto que talvez poucas realmente tocam: a ansiedade afeta a sua saúde “física”.
Com o transtorno de ansiedade “instaurado”, seu corpo com certeza vai sofrer a longo prazo com essa doença – o que cria ainda mais um senso de “urgência” para o tratamento desse transtorno.

Veja abaixo alguns dos sintomas gerais que você pode desenvolver :
· Aumento de peso significativo
· Pode aumentar sua pressão arterial
· Pode comprometer os processos respiratórios
· Pode criar um descompasso ( ou arritmia ) cardíaca
Outros sintomas bem comuns são :
· Dores abdominais ( como sendo as mais frequentes )
· Vertigem
· Tensão muscular ( que pode causar e/ou agravar dores no corpo )
· Tremores
· Inquietação
· Boca seca
· Vertigem
· Náuseas
· Em casos mais extremos, pode causar também a diarreia

Como você pode ter percebido toda essa longa lista de sintomas podem fazer a sua saúde “ir pro buraco” de maneira bem rápido. Outra questão importante é que esses sintomas são bem genéricos e podem ser confundidos com qualquer outra doença como uma gripe por exemplo.
Outro ponto importante é que nem todas as pessoas desenvolvem todos esses sintomas, apenas alguns deles são mais frequentes e são efetivamente relacionados a ansiedade.

·         Outros pontos importantes

Você com certeza já deve ter se convencido que a ansiedade afeta sua saúde de várias formas diferentes. Um dos tratamentos mais eficazes ( e sem remédios ) é a psicoterapia ( a famosa consulta com um psicólogo ).

São poucos os casos que realmente devem ser tratados com o uso de medicamentos, mas se sua situação for essa, é importante não se desesperar. A medicação para ansiedade hoje em dia é muito comum, e diante a todos os males que você viu que a ansiedade pode causar acho que realmente é uma opção não só válida como necessária.

Agora que você viu como a ansiedade afeta sua saúde, então é bom estarmos sempre nos cuidando. Para obter mais informações a respeito desse horrível transtorno que pode acontecer com qualquer uma de nós acompanhe o que o Doutor Ricardo Spinoza fala em seu Blog no site Saúde Mental (fonte de matéria autorizada).



Nenhum comentário:

Postar um comentário