Papo Blogueira 2 – Wordpress Vs. Blogger

Segundo post desta série Papo Blogueira, aonde venho trazendo dicas e compartilhando um pouco da minha experiência deste mundo da blogsfera (confira o primeiro post aqui). E para segundo post vamos falar de Wordpress Vs. Blogger, diferenças, qual escolher, layout ao final do post para vocês personalizarem o Blog de vocês.


Quando pensamos em criar um blog, há maior dúvida é por onde começar, qual plataforma devo escolher? Eu já tive Blog no Wordpress, atualmente a plataforma que utilizo é o Blogger, então posso contar para vocês um pouco de cada site, que nos permite criar de forma gratuita o nosso Blog.

Mas antes vamos saber exatamente o que é cada site e como cada um deles funciona, vamos começar pelo Wordpress:


ü  Este site é uma plataforma para gerenciamento de conteúdo muito utilizado na criação de blogs. Só que atualmente o Wordpress possui duas versões, ais quais, devemos nós atentar que é: WordPress.com e o WordPress.org. E por que devemos nós atentar? Porque no WordPress.com você consegue criar um blog sem custo algum (com recursos limitados) já no outro é necessário registrar um domínio e contratar um serviço de hospedagem (este é um assunto para outro post... Aguardem). Para assim, poder utilizar a plataforma e todos os seus recursos disponíveis.

Vamos agora ao Blogger:


ü  Com um serviço mais simples e totalmente gratuito oferecido pelo Google o Blogger é onde a maioria recorre inicialmente para a criação de forma rápida e fácil o seu Blog. Sem a necessidade de grandes conhecimentos (diferente do Wordpress que é mais complexo) o Blogger é muito mais fácil de mexer. E possui hoje em dia uma vasta gama de layout para estar personalizando e deixando o seu Blog um pouco mais profissional.

Se eu pudesse escolher entre essas duas plataformas, eu não conseguiria dizer quais das duas, pois ambas têm excelentes funcionalidades, o Blogger a praticidade e o Wordpress a questão mais profissional que a plataforma oferece.  Claro que ambos tem seus pós e seus contras. Então vamos conferir abaixo:

Pós do Blogger:

1)   Criação rápida do blog e fácil utilização do painel;
2)   Exige pouco conhecimento técnico do usuário;
3)   Não necessita de nenhum tipo de instalação de plug-ins
4)   Serviço de hospedagem gratuita;
5)   Templates oferecidos gratuitamente pelo Blogger e terceiros;


Os contras do Blogger:

1)   Dificuldade de otimização para os motores de busca;
2)   Não permite organizar os artigos por categoria;
3)   Limitações e restrições na hospedagem de arquivos.

Mas como nem tudo são flores, o Wordpress também possui alguns pontos positivos e negativos. Vamos conferir:

Pós do Wordpress:

1)   Permite adicionar novas funcionalidades a partir de instalação de plug-ins
2)   Oferece recurso de customização e otimização;
3)   Disponível grande de quantidade de Templates grátis e pagos;
4)   Popularidade da ferramenta fomenta melhorias continuas;
5)   Possível encontrar informação técnica e suporte na comunidade.

Contras do Wordpress:

1)   Exige maior conhecimento técnico do usuário;
2)   Investimento na compra de domínio e contratação de hospedagem;
3)   Necessidade de instalação no servidor de hospedagem.


Bom obviamente, que cada plataforma tem seus defeitos e suas qualidades, eu até o momento não migrei para o Wordpress,  confesso que não penso exatamente quando a isto no momento, justamente por um detalhe... o layout, afinal o Wordpress oferece um vasta gama de layouts, porém com poucos recurso gratuitos para modificações e melhorias do layout, e não são todos os web design que trabalham com layouts para a plataforma do Wordpress, a Micaely Design (super indico) que fez o layout do Blog, por exemplo não trabalha com a plataforma do Wordpress. Sem contar a necessidade da hospedagem que ainda não penso. Mas isto é, assunto para outro post!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário