[Resenha] 100 Escovadas Antes de Dormir - Melissa Panarello

Para retornar as resenhas literárias do Blog o livro escolhido é 100 escovadas antes de dormir da autora Melissa Panarello, que cujo livro, foi adaptado para o cinema com a atriz Maria valverde.

Sinopse: No inverno europeu de 2002, longe dos olhos da mãe e do pai, a jovem italiana Melissa Panarello começou a escrever um diário em que relatava, sem pudores e meias palavras, as precoces e variadas experiências sexuais vividas por uma colegial entre os 15 e os 16 anos. A história de Melissa começa quando ela perde a virgindade aos 15 anos de idade. A descoberta de um mundo novo e diferente, o desejo de amar e se sentir amada e a ilusão de encontrar este sentimento através do sexo. É esse o ponto de partida para um relato que mistura de forma provocadora ficção e realidade, num vasto e surpreendente rito de iniciação sexual. Durante dois anos a protagonista do livro experimenta as mais diferentes práticas sexuais, como se desejasse, através delas, transcender o corpo. Sexo grupal com desconhecidos, orgias regadas a drogas, sadomasoquismo, homossexualismo: nada detém sua curiosidade, mas seu prazer é tingido de repulsa e insegurança. Em sua busca desenfreada, Melissa acaba caindo em um túnel escuro de humilhação e dor, onde se arrisca a perder para sempre aquilo que tem de mais precioso: ela mesma. Antes de dormir, Melissa escova cem vezes os longos cabelos, num ritual de purificação quase infantil que constitui, para o leitor, o único lembrete de que se trata, afinal, de uma menina. Um dos motivos que transformaram Cem Escovadas Antes de Ir para a Cama em sensação literária foi a tênue fronteira entre autora e personagem. Além de compartilhar com sua protagonista o nome, Melissa, a jovem autora afirma ter vivido todas as experiências narradas, trocando apenas nomes e datas. Características que fazem de seu relato uma visão da adolescência em um país onde o sexo ainda é cercado de tabus, e um retrato revelador da sexualidade neste começo do século 21

Autor (a): Melissa Panarello
Páginas: 157
Editora: Objetiva

100 Escovadas Antes de Dormir foi um filme inicialmente que havia me chamado a atenção pelo título, afinal naquela época, eu nem sabia que este filme, era na verdade baseado em um livro do mesmo título. Então quando fui procurar o livro (na época eu estava na 8º série) eu desejava saber o que de fato, levou uma menina a Melissa uma jovem italiana de 15 anos, que tinha angustias, e que devido a isto, ela começa a escrever em um diário, onde ela relata seus pensamentos e principalmente aventuras.

E são essas aventuras que me intrigaram inicialmente, pois o que exatamente faria com que uma menina que aparentemente inocente, doce, muda complemente após se apaixonar por um rapaz que não quer nada dela, além de favores sexuais e neste ponto, onde tudo muda para Melissa.

Confesso que até a metade dessas aventuras sexuais vividas por ela, eu tentava a todo o momento compreender suas razões, e mesmo assim, a leitura não faz com que seja interessante para o leitor continuar cativo na leitura. A impressão que tinha o tempo todo era que não havia motivos, embora no filme, passe a questão dela gostar do garoto e que devido a isto, ela acaba tentando ser o que ele quer que ela seja.  Ou seja, ela não tem e nem transpassa na leitura (e nem no filme) algum tipo de voz ativa, que a fizesse olhar e ver o quando aquilo estava errado, e que ela podia por ela mudar as coisas. Senti que a narrativa era muito forçada, com uma linguagem forma, e mais uma vez digo, forçada.

E embora o livro seja baseado em fatos reais, usando apenas de nomes trocados a autora nos conta uma história “verídica”. Dos 15 anos até os 16, Melissa viveu aventuras inimagináveis, que trazem para ela consequências fortes, porém, ainda sim, a escrita do livro, poderia ter sido mais bem trabalhada, a história não envolve, a Melissa consegue ser insuportável em determinados momentos da leitura, e só continuei a leitura para ser honesta, pois queria muito ao final me sentir mais envolvida, que ao fim, a autora desse um desfecho que me faria compreender melhor a Melissa, mas no final achei o fim superficial demais, para dizer que e o livro é bom.

Por isso, 100 Escovadas Antes de Dormir não foi uma leitura memorável, mas ainda sim, quem sentir curiosidade de ler o livro recomendo, mas se prepare para talvez não gostar, ou como podes acabar gostando, e o livro também possui um filme, caso não seja interessado em livros, o filme tem alguns aspectos do livro. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário