Importância da Linguagem de Sinais



Uma língua baseada totalmente em sinais, movimentos e expressões, essa é a libras, o principal meio de comunicação das pessoas que reportam perda auditiva. Atualmente, no Brasil, se encontram quase 10 milhões de pessoas que apresentam algum tipo de surdez segundo o censo de IBGE de 2010.

O fato é que não se sabe ao certo quantas possuem o conhecimento em libras, mas todos aqueles se comunicam através da linguagem, por consequência, apresentam um grande papel de destaque na sociedade, facilitando a vida das pessoas surdas e daqueles que apresentam algum grau de surdez, tornando-se altamente valioso aos olhos do mercado e do meio social. Pensando nessas condições, explicaremos hoje o que é a Libras e a sua importância.

O que é Libras
Libras (Língua Brasileira de Sinais) é o meio de comunicação oficial usado pelas pessoas que apresentam dificuldade de audição no Brasil, reconhecida pela lei desde 2002. A Libras funciona como qualquer outro dialeto, possuindo regras gramaticais próprias e um dialeto característico, com expressões que varia de acordo com a região, assim como a nossa língua falada.

A Libras é uma linguagem universal?
Não, cada país irá apresentar um meio de comunicação diferente a partir do método dos sinais, no Brasil possuímos a Libras, nos Estados Unidos usa-se a ASL (American Sign Language), e dessa forma irá ser sucessivamente, apresentando-se uma língua diferente para cada região do mundo.

Importância da linguagem de Sinais
Hoje, como já mencionado no texto, não se sabe ao certo quantas pessoas possuem conhecimento em Libras e utilizam-na como meio de comunicação. Por termos uma parcela tão grande de pessoas que apresentam algum tipo de surdez, é extremamente necessárias pessoas capacitadas que consigam se comunicar com nesse meio, assim, ajudando em nosso meio social e tornando-se altamente valorizada.

Devemos lembrar que Libras é a principal forma de comunicação das pessoas que apresentam do surdo Brasileiro, por esse motivo, aqueles que não conseguem se comunicar com esse grupo de pessoas acabam por dificultar o dia a dia dessa comunidade, daí mais uma das importâncias do conhecimento em linguagem de sinais, facilitação, fazendo-se assim uma grande diferença em nossa sociedade.

São somente gestos?
Há muitos que pensam que a Libras resume-se somente a gestos e mimicas, mas o que não sabem é que a linguagem possui uma gramática única e que sem o conhecimento adequado não haverá entendimento, muito diferente do que os mímicos costumam a fazer, por isso existem alguns cursos e jeitos de se especializar na área.

Este texto foi escrito por Henrique Torres, Colaborador do site: Cursodelibras.org                                                                                                                                                                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário