Um Amor para Recordar – Nicholas Sparks | Resenha Literária


Um Amor para Recordar é um livro lançado pela Nicholas Sparks em 1999 e chegou aos cinemas em 2002 com a Mandy Moore no papel principal.


Sinopse: “Cada mês de abril, quando o vento sopra do mar e se mistura com o perfume de violetas, Landon Carter recorda seu último ano na High Beaufort. Isso era 1958, e Landon já tinha namorado uma ou duas meninas. Ele sempre jurou que já tinha se apaixonado antes. Certamente a última pessoa na cidade que pensava em se apaixonar era Jamie Sullivan, a filha do pastor da Igreja Batista da cidade. A menina quieta que carregava sempre uma Bíblia com seus materiais escolares. Jamie parecia contente em viver num mundo diferente dos outros adolescentes. Ela cuidava de seu pai viúvo, salvava os animais machucados, e auxiliava o orfanato local. Nenhum menino havia a convidado para sair. Nem Landon havia sonhado com isso. Em seguida, uma reviravolta do destino fez de Jamie sua parceira para o baile, e a vida de Landon Carter nunca mais foi a mesma.”

Título: Um Amor Para Recordar
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
Número de Páginas: 184
Ano de Publicação: 2011

Adaptação realizada em2002
Atores: Mandy Moore (Jamie Sullivan) e Shane West (Landon Carter)


"Esta é a minha história – e prometo contar tudo.
No início você vai sorrir e, depois, chorar – não diga que não avisei."

Um Amor para Recordar é uma leitura inesquecível, com personagens principais e secundários muito bem construídos através de uma narrativa excelente feita em primeira pessoa pelo Landon, um personagem maravilhoso, sendo talvez, um dos melhores personagens e livro escrito pelo Nicholas. Nesta obra conseguimos sentir os anseios dos personagens, seus medos e inseguranças, afinal o tema principal do livro não é o amor, como demonstrado no filme. Mas sim a fé e a forma como ela pode mudar para sempre a vida de uma pessoa.

E a Jamie (que personagem) consegue transmitir este sentimento a Landon, fazendo com que ele consiga encontrar dentro dele mesmo, uma fé que ele pensou nunca existir. E se você assistiu a adaptação, recomendo que leia o livro, onde todos os conflitos e emoções dos personagens são melhores explorados e apresentados ao leitor. Minha visão de Landon modificou da água para o vinho, após concluir a leitura deste livro. Afinal o personagem apresentando no filme é completamente diferente do que temos descrito por Nicholas Sparks no livro.

Esta obra é uma daquelas raras leituras que conseguiu me arrancar risos, lágrimas e me deixar com o coração apertado desejando a todo momento que o milagre tão esperado pelos personagens acontecesse... Embora ao final tenha ocorrido o surpreendente desta narrativa e que você vai conseguindo enxergar juntamente com a descoberta dos próprios personagens, no caso do Landon. Que aliás, se modifica e evoluiu gradativamente a medida em que vai avançando a leitura, no começo do livro temos um menino, descobrindo – se e no final temos um homem que construiu sua própria força e soube aprender com a Jamie a ser uma pessoa melhor, através de sua força e bondade.


"- Eu adoraria ir com você - ela disse, finalmente - mas com uma condição.
Eu me endireitei, esperando que não fosse algo constrangedor demais.

- E o que é?
- Você tem que prometer que não vai se apaixonar por mim."

Um Amor para Recordar é com certeza um dos melhores livros do Nicholas Sparks que já li, antes acreditava ser “Diário de Uma Paixão”, porém não havia lido ainda está obra magnifica e que me fez chorar como uma criança na metade da leitura para o final. Por isso, após ter lido o livro concluo que a adaptação não soube captar a verdadeira essência deste livro, nem dos personagens nem desta linda história... Uma pena, pois há diversos aspectos do livro que poderiam ter sido explorados no filme, mas que infelizmente não foi, o que exploraram foi o amor adolescente ao invés da descoberta e amadurecimento de um rapaz que através da fé encontrou – se verdadeiramente um ser humano melhor.

CLASSIFICAÇÃO DO LIVRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário